A Copa imaginada em 2009

Beia Carvalho nos primórdios da 5 Years From Now®

Beia Carvalho nos primórdios da 5 Years From Now®

Achei esse artigo que escrevi em março de 2009, quando a FIFA adiou a escolha das cidades anfitriãs e misteriosamente, limitou-se a dizer que ocorreria em “algum dia no final de maio”. Copiei o artigo abaixo. Prenunciava alguns absurdos da FIFA e chamava-se “DAQUI A (mais ou menos) 68 DIAS SERÃO REVELADAS AS 12 CIDADES-SEDE DA COPA DO MUNDO 2014 NO BRASIL!”. Começava assim:

E você deve estar se perguntando: “e o que meus negócios tem a ver com isso?”

T U D O !

O óbvio já sabemos: se sua empresa tem a ver com construção de estradas, aeroportos, hotéis e estádios de futebol, você deve estar pra lá de antenado nos próximos 5 anos e no pulo que seus negócios vão dar.

Os números são grandiosos: 15,3 bilhões de reais de investimentos na capital paulista só para o metrô e corredores de ônibus, e US$ 10 bilhões até 2012 na Amazônia.

MAS HÁ MUITOS MAIS NEGÓCIOS POR AÍ. M U I T O S !

Pegue papel e lápis e comece JÁ a listar tudo o mais que será necessário para se fazer um aeroporto, um novo hotel, uma nova avenida etc.

Por exemplo: você pode ser um fabricante de cadeiras, ou de rodinhas ou estofamento para cadeiras. Já imaginou o que vai crescer a demanda por poltronas para mobiliar os novos aeroportos, hotéis e estádios de futebol??

Ah, você tem uma rede escolas de inglês? Você sabia que o governo federal já começou um programa pra treinar milhares de pessoas que vão receber os turistas da Copa?

E toda a jardinagem para o entorno de hotéis e novas avenidas? Mas não é só isso: toda esta “revolução” vai precisar de muitos contratos. O seu negócio é um escritório de advocacia?

A lista não pára: sua empresa de viagens já começou a desenhar os pacotes para excursões nos principais pontos turísticos do Brasil? Sua fábrica de bonés já contratou um designer para desenvolver os modelos da Copa? Você tem um bar, um restaurante? Imagine a bagatela que será adquirir monitores de TVs gigantes em 2014? Seu bar tem espaço para acomodar este big telão?

Se você ainda não está convencido do potencial de negócios daqui a 5 anos, e no reflexo que isso tem hoje no seu negócio, pesquise na internet sobre as oportunidades que aconteceram na China durante a última Olimpíada: se inspire, crie, desenvolva ou faça parcerias para novos serviços e produtos.

Outro exemplo, o governo brasileiro fez seu benchmarking com a China das Olimpíadas: a exemplo dos chineses, que tiveram que ensinar inglês de forma rápida e eficaz para um exército de taxistas, porteiros, nosso governo também contratou a BBC.*

Quanto mais perto os seus negócios estiverem das cidades-sede, maiores serão as oportunidades. Mas no mundo de hoje, e você sabe muito bem disso, não será a distância o fator de decisão de seu produto ou serviço. Calcula-se, por experiência em outros países-sede de copas e olimpíadas que o deslocamento acontece até a 3 horas de distância da cidade-sede.

Pronto: já fez a sua listinha de “estou saindo já desta crise”?

Um forte abraço e lembre-se: 5 anos é perto o bastante para imaginar e longe o suficiente para sonhar.

Aqui acabava o artigo. Hoje é dia 4 de junho de 2014. Estamos a 8 dias da COPA. Saímos da crise?

Copa  & Manifestações (Fortaleza)

Copa & Manifestações (Fortaleza), maio 2014

NOTAS:
1) As 17 cidades candidatas: Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba,Florianópolis, Fortaleza, Goiânia, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio Branco, Rio de Janeiro,Salvador e São Paulo.

2) As 12 cidades-sede escolhidas: Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

3) Pontos positivos e negativos de cada cidade candidata (em 2009):

4) Quanto custa passar um dia nas 12 cidades-sede (2014)

5) O negativismo da mídia estrangeira sobre o Brasil

www.campeoesdofutebol.com.br

* Ministro Luiz Barretto, assinou dia 26/9/08, em Londres, com a BBC, memorando para o desenvolvimento de estratégias de treinamento em inglês para profissionais da área de turismo no Brasil. A iniciativa visa a preparar o País para receber turistas estrangeiros durante a Copa do Mundo de 2014. www.abihrn.com.br/news_290908.html

Tags: , , , , ,

Posts:

leave a comment