
Movimento Voto Consciente – Rede de Repensadores
Hoje vou reproduzir uma dica da Rede de Repensadores que vem escrevendo pequenas dicas para o eleitor votar de forma consciente. É o Movimento por Eleições mais Conscientes. E a dica de hoje é votos nulos e brancos.
“A democracia é uma conquista do povo brasileiro. Quem tem 25-30 anos, já nasceu no Brasil pós-ditadura e só ouve histórias sobre esse período sombrio da história recente do país.

2018: e daqui 4 anos?
O direito de escolher seus governantes, por meio do voto direto, é uma oportunidade para mudar o que não vai bem, para continuar com o que está bom. É você quem decide. Você também pode votar em branco ou anular seu voto. Mas, você sabe o que acontece quando faz isso?
Para o processo eleitoral, não muda muita coisa. Votos brancos e nulos não são computados como válidos ou seja, não entram na conta do quociente eleitoral, que é o cálculo que determina a quantidade mínima que um partido precisa ter para eleger seus representantes.
Votos brancos e nulos podem até ser encarados como uma forma de protesto, de dizer que não está satisfeito com as propostas de nenhum dos candidatos e é um direito do cidadão. Mas não se iluda, as eleições não serão canceladas se houver muitos votos brancos e nulos. Isso só acontece em caso de fraude ou ato ilícito. Portanto, faça valer seu direito e vote consciente.”
Se você quiser experimentar, também foi criado um aplicativo para nos ajudar a conhecer um pouco mais sobre seu candidato. É o ACORDEI. Está tudo lá, perfil, favoritos, ficha limpa, ficha suja. É só baixar no seu celular: www.acordei.com.br. Depois nos conte a sua experiência.
Outra dica é o Manchetômetro, um site isento, sem qualquer filiação partidária ou com grupo econômico. O que ele faz? Acompanha diariamente a cobertura das eleições 2014 na grande mídia, Folha de S. Paulo, O Globo e Estado de S. Paulo, e noJornal Nacional, da TV Globo. O Manchetômetro é produzido pelo Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP). Acesse o site aqui: http://www.manchetometro.com.br
Se tiver dicas, faça seu comentário. Esse é um assunto que todos nós temos dúvidas.
Siga 5 Years From Now®Tags: 5 years from now, beia carvalho, daqui a 5 anos, Eleições, Futuro, reflexão, visão
Posts:
Cada país tem a faixa que merece
Vá te catar! Isso é que é futurar!