Heirloom Tomatoes & Coalhadas

 

Heirloom Tomatoes

Não sei se acontece isso com você, mas todas as vezes que viajo para os States uma nova palavra, moda me persegue. Parece que todos os americanos resolveram falar o dia inteiro aquela palavra. Desta vez, foram os Heirloom Tomatoes.


 

E foi pior de todas, porque nenhum americano sabia exatamente do que se tratava a tal moda, apesar dos tais tomates terem se tornado onipresentes!

Toda a estética da venda – produtores em praças públicas, supermercados “verdes” e preços em lascas de papel kraft,  – leva à estética do orgânico. Mas, era óbvio, que se tratava de algo a mais. Era Heirloom!

Bem, a custo entendi que tinha a ver com sementes que foram guardadas no seio das famílias e passadas de geração e geração. Porque só as sementes do tomate são as estrelas da onda heirloom, não me perguntem.

Também não foi nada fácil achar a definição abaixo sobre legumes heirloom.

“Um legume verdadeiramente HEIRLOOM representa um legume que tenha sido germinado, selecionado, retirado suas sementes e, transmitidas de um para outro membro da família há muitas gerações. O que lhe permite manter o nome HEIRLOOM (relíquia de família), é que nenhum organismo geneticamente modificado (OGM) pode ser utilizado na sua produção.” (www.permutalivre.com.br).

Um dia, visitando minha mãe, uma cozinheira ampla e irrestrita, ouvi uma gritaria vinda da cozinha: meu filho havia comido a última cumbuquinha de coalhada, terminando assim com a “semente” da coalhada que minha mãe havia trazido da casa da mãe dela, quando se casou há 50 anos! Mais tarde, naquele dia, lembraram-se que havia mais um potinho na vizinha, salvando-se assim o Heirloom dos Messis.

Muitas vezes somos parte integrante da nova onda, da nova estética e não nos damos conta de que basta um olhar, um twist e o nosso negócio pode ser o negócio da vez. Ligue mais tarde pra sua mãe e veja se não tem um heirloom vagando pela casa da sua família.

Tags:

Posts:

3 comments

  1. mamaãe tb guarda a semente da coalhada… entendo a sua perfeitamente!

  2. Oi Beia, muito legal o post.

    Nao conhecia esse termo. É bacana e vai de encontro por produtos únicos, e originais. Muito legal.

    Curti a historia da coalhada da sua mãe. E me lembrei da historia da minha familia, que cria uma mesma linhagem de gado há 4 gerações (blog.neloreirca.com).

    Abs, Miguel

  3. incrível como esta história das gerações faz todo mundo pensar em sua própria família. Adorei este post por isso.

leave a comment