Is one bag enough?

2 coisas são realmente muito melhores e mais baratas de aprender nos Estados Unidos que em qualquer escola: inglês e vendas.
Inglês é fácil entender o porquê e não há porque se espantar. Mas a agressividade de vendas deste povo é algo que sempre me surpreende, me encanta e, ao mesmo tempo, me causa uma certa repulsa cristã (?).

Quem já entrou pela ala dos cosméticos em um dos department stores como Macy’s & Bloomingdale’s sabe muito bem do que eu estou falando. Meu Deus, que treinamento! Como conseguem? Ininterruptamente abordam os passantes (milhares por dia?) com uma energia e um discurso todo afinado. Impossível resistir a tantos detalhes e tantas notas do sândalo ao vetiver, passando por flores, frutas, óleos e especiarias.
Mas quero falar das 2 imagens deste post.

IS ONE BAG ENOUGH no pacote de gelo é uma daquelas idéias que dá muito ódio de não ter sido sua. É totalmente baseada no insight do consumidor. Ou seja, no nosso insight. Todo mundo que deu uma festinha em casa já se perguntou: será que 1 saco de gelo vai dar? E, no entanto, o que acontece é que não acontece. Ninguém age em cima do insight – desta capacidade de discernir a verdadeira natureza de uma situação.
Não basta ter um bom insight, há que se fazer um bom trabalho no design da embalagem: frase curta, impactante, em caixa alta e em vermelho, boa área branca de respiro, e posicionamento perfeito para o empilhamento no freezer das lojas (observação do produto no ponto de venda).

GIRLS DIRECT TO YOU in 20 MINUTES é a frase mais direct do mundo. Nada que vimos na Conferência do DMA foi mais simples, direto, cativante e envolvente. É uma boa imagem pra se ter como referência quando a tentação de embromar invade.
Olhar, fotografar, aprender e OPORTUNAR. As oportunidades estão em cada cantinho, até no pé de uma embalagem de gelo!

Este é meu último post sobre minha viagem para os Estados Unidos, onde fui de férias para Washington, DC; San Francisco; Sonoma & Napa Valley. E Las Vegas para a Conferência Anual do DMA 2008 (Direct Marketing Association).

Bloomingdale’s foi fundada em 1872, tem 40 lojas em 12 estados americanos, com faturamento total de mais de $1.1 billion ano. http://www.answers.com/topic/bloomingdale-s-inc

Posts:

leave a comment