Bem-vindo Brasil!

2016: Educação

2016: Educação

PREPARADO BRASIL?
Bem-vindo Brasil! Assim saúdo meus clientes, logo cedo, para dois dias do workshop 5 Years From Now®, um profundo mergulho nos aspectos intangíveis da empresa. Assim saudei Brasil. 5 Years From Now® começa com um substancioso café da manhã, mas logo chega a hora que apelidamos de “soco no estômago”. Essa dinâmica começou há 2 semanas atrás, quando entrevistamos funcionários e ex-funcionários do Brasil, seus amigos e ex-amigos (ooopss), um país que Brasil ama, outro que odeia e um empresário que admira.

Preparado Brasil? Chegou a hora de você ler as frações de textos cuidadosamente fisgadas das entrevistas que realizamos. Vai ler alguns temas agradáveis, como essa frase do seu amigo português, que diz BRASILEIRO NÃO ENSAIA PORQUE NASCEU REPENTISTA, MAS SE ENSAIASSE, NÃO IA TER PRA NINGUÉM NO MUNDO”. Mas há outras, como a do ex-amigo Capitão Nascimento da Tropa de Elite, que diz que de perto “O BURACO É MUITO MAIS EMBAIXO”. Brasil parece atento.

Laura Vikkonen, do Ministério das Comunicações da Finlândia – onde a banda larga é um direito do cidadão -, disse que “o uso intensivo da rede melhora o rendimento escolar, eleva a produtividade e o próprio grau de inovação de um país. Isso tudo se reflete no PIB”. É mole? E o Banco Mundial afirmou que para cada 10 pontos percentuais de aumento na taxa de alcance da banda larga, num país como o Brasil, a renda per capita cresce 1,38 ponto percentual. Numa sociedade moderna, banda larga já é tão importante quanto o acesso à luz.” Brasil descruza as pernas.

AQUI NÃO TEM GURU
Caros leitores, este momento do workshop é muito frenético. Muito conteúdo porrada, pouco tempo e vamos que vamos, entre uma sacada liberal e o conselho venezuelano para restringir a liberdade de imprensa e de expressão. O alarme toca. Brasil acabou seu tempo. Hora de escolher as frases para comentar. Rápido, rápido, o que lhe vem à cabeça, o que tem a comentar sobre esta frase? Que frase? Essa, ARRIBA O AUTORITARISMO E POPULISMO.

Já dançou no tempo, mas vamos lá, tem outra do magnata e filantropo Ted Turner: NÃO INVISTO EM DIREITOS HUMANOS E SIM EM SALVAR A TERRA, PORQUE SE NÃO A SALVARMOS, NÃO HAVERÁ HUMANIDADE PARA PROTEGERMOS. Labiríntico? Mas aqueceu, não é? Vamos indo. São mais de 200 jabs em um round de 10 minutos sem descanso! Ligado, Brasil, ligado. PROSTITUIÇÃO e OBESIDADE INFANTIL, TRÁFICO, FAVELAS, VALORIZAÇÃO DO DÓLAR, PRÉ-SAL, TRANSPARÊNCIA, CRACK, EDUCAÇÃO, CORRUPÇÃO, DENGUE, ANALFABETOS FUNCIONAIS, ANALFABETOS DIGITAIS e ANALFABETOS ANALFABETOS.

Rápido, rápido, o que lhe vem à cabeça, Brasil? Tudo o que é falado é registrado, aqui não tem guru, Brasil, a conclusão é só sua.

Este momento é bem punk: você fica ali observando Brasil levar um soco atrás do outro, em silêncio, suando, tonto, mil coisas pululando na cabeça, o tempo correndo, o estômago num nó e uma certeza: TEM QUE ENCARAR. Pois quem chegou até este ponto do método, não vai mentir pra si mesmo.

JÁ ESTAMOS EM 2016
OK, Brasil, tempo esgotado! Foi bem, foi bem! Respira fundo que esse é só o aquecimento.

Agora, o ponto alto. Brasil vai abrir a sua cápsula do tempo e ler a sua carta do futuro, preparada há algumas semanas. Pedimos ao Brasil para se transportar para 2016, daqui a 5 anos, e colocar dentro da caixa-cápsula tudo o que já havia realizado de 2011 a 2016. Poderiam ser bilhetes, cartas, gravações, objetos ou vídeos. Brasil, o que você gostaria de ver-ler-ouvir sobre você em 2016? Sobre sua extensa família de milhões de brasileiros? Sua carreira como país líder do BRIC? Negócios, conquistas, atuação no mundo? Vitórias? Seus novos amores, sua vida! Vai, Brasil, vai, sai do chão.

Este é o espírito da cápsula do tempo: ver o presente lá do futuro.

Entendeu, Brasil? Então queremos ouvir sua carta. Este é um momento emocionante e surpreendente. Vamos ouvir o que Brasil sonhou sobre a sua vida neste planeta nos próximos anos e saber o que concretizou dos seus sonhos para 2016.

A ERA DO CONHECIMENTO
A ordem não interessa, mas até aqui já foram 3 horas desfiando o futuro do Brasil. Escolas, muitas! Escolas que ficam abertas 24/7 (por que as escolas fecham?). Liberdade para a interrupção voluntária da gravidez. Igualdade de salários e acesso das mulheres a postos de responsabilidade. Respeito aos direitos das crianças. Muito mais empresas como o Laboratório Fleury, que inspiram seus clientes a fazer uma camiseta ‘eu amo o fleury’. Muito menos maus-tratos do-tipo-operadora-de-celular-banda-larga.

Brasil ainda falou de praças revitalizadas e bombadas por uma rede pública de alta velocidade, state-of-the-art, para atender milhares de brasileiros, que passam por estes pontos de encontros da cidade e desfrutam qualidade de vida, cultura, educação e mais negócios.

Falou de inovação. Mas não da falácia da inovação, das Salas de Inovação, do tipo “entrou, inovou”. Não. Falou da inovação da Nova Era que estamos iniciando. Era da Informação, Digital, Cognitiva? Não importa o nome que “pegue”, o importante é que já mudamos de Era – e até hoje só havíamos estudado mudanças épicas, jamais havíamos vivido uma! Para Brasil, essa é a Era do Conhecimento, que advém de colaboração e compartilhamento, num mundo bombado por tecnologias democráticas. Teceu por horas a fio os detalhes de como estamos provendo compartilhamento e ubiqüidade. De investimentos em Tecnologia sim, mas de muito mais investimentos em capital humano!

A CRUZADA DA EDUCAÇÃO
Chegou a citar até o filósofo e doutor em Educação, Mário Sergio Cortella, sobre o gap dos cérebros de nossas crianças – com milhares de horas-TV-Internet – e o gap vital dos professores-sem-investimento-e-a-anos-luz-do-mundo-dos-alunos. Era deste investimento em capital humano que falava freneticamente. E detalhou programas colaborativos para a erradicação da dengue, analfabetismo, pobreza, malária, corrupção. Ele parecia cada vez mais envolvido.
O alarme tocou novamente. Coffee-break. Ufa! Agora é hora da dinâmica dos 5 sentidos. Brasil, é hora de ouvir os seus sentidos. Afinal, 75% das emoções que geramos todos os dias tem a ver com os cheiros que sentimos – não com o que vemos . Vocês não podem imaginar as ideias fantásticas que brotaram da cabeça de Brasil para o Brasil de 2016!
Somos hexacampeões do mundo! Usamos irrepreensivelmente bem a “desculpa” da Copa e da iminente Olimpíadas para regenerar as principais cidades do país, benchmarcando as obras de Londres. Usamos eficientemente as freqüências wifi com esteróides para que nossos turistas, junto com os milhões de brasileiros conseguissem falar e trafegar dados durantes os mega eventos da Copa, ano passado e Olimpíadas, este ano. Já sacamos até os temas musicais que vão abrir a Copa do Mundo. E são pra lá de inovadores!

A Cruzada da Educação já deu frutos e em apenas 5 anos os brasileiros já exigem mais marcas anfitriãs, que nos recepcionem e não as que nos decepcionam e nos fazem dependentes delas. Escapamos de ser um grande país de 3o. mundo! Somos um grande país, porque desmantelamos a caixa preta das velhas estruturas e criamos novas no lugar.

BRASIL JÁ IMAGINOU O FUTURO

Pronto, Brasil já imaginou o futuro! E o que pode ser imaginado pode ser criado. E você, como quer o Brasil em 2016?
O futuro que a gente quer, a gente começa a fazer hoje.
Afinal, 5 anos é perto o bastante para imaginar e longe o suficiente para sonhar.

1 Revista VEJA 21OUT09
2 Revista VEJA 21OUT09
3 Martin Lindstrom, Brand Sense: Construa marcas poderosas através do tato, paladar, olfato.
4 Carol Pearson, Awakening The Heroes Within.
5 Texto com a colaboração do amigo, professor, diretor de criação e blogueiro Jayme Serva

———————————-
5 YEARS FROM NOW®
A Consultoria de Negócios 5 Years From Now® convidou Brasil para servir de inspiração a todos que como ele tem que parar hoje para refletir sobre onde estarão os seus negócios daqui a 5 anos. Porque o presente a gente vive e o futuro a gente faz.

Beia Carvalho desenvolveu a metodologia proprietária dos workshops da 5 Years From Now® como uma forma inovadora e interativa de empreendedores, como você, refletirem e decidirem sobre o futuro de seus negócios. Com uma certa dose de certeza sobre o amanhã, você decide melhor os negócios no dia de hoje, porque faz suas apostas com convicção.

Se como o Brasil, você também quer saber aonde estará o seu negócio em 2016, ligue pra gente, temos muito a conversar.

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Posts:

4 comments

  1. Arriba Brasil! Este texto e muito inspirador. Toda vez que leio, ele me enche de esperanca e de vontade de aproveitar esse momento do Brasil e faturar, afinal, ja tem muito negocio e oportunidade por todos os lados. Venha expandir sua zona de conforto aqui na 5 Years From Now® e planeje ja seu 2016!

  2. Em 2016 olho para trás e vejo como um sonho pode ser realidade, sonhos, objetivos, metas, planejamento, não somos mais nada quando deixamos de sonhar. sonhar sim, empreender sempre. empreendi, lutei, chorei, retrocedi, perdi, ganhei, amei, cuidei, respeitei, superei, imaginei, vivi, curti, atualmente, do alto dos meus sonhos, ja plenamente realidade, confesso que vivi.

  3. Walderez Sancinetti

    Que dinamismo, Beia!!! Que ritmo!
    Parabéns por suas iniciativas, vc tem
    um pique invejável e suas criações
    são sucesso sempre.
    Parabéns, querida!
    Vc merece todo o sucesso do mundo!
    O Luca está um encanto.
    Bjs

leave a comment